terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia da Nutricionista

Parabéns para nós todas nutricionistas!!!
Isso mesmo, apesar de não parecer mt, sou Nutricionista formada pela UGF. E se teve uma coisa que fez valer a pena ter feito Nutrição, foram as amizades! Fiz algumas grandes amigas de verdade e sinto uma saudade do tamanho do mundo só de lembrar dos tempos da faculdade... Nos divertimos muito e temos muita história para contar... às vezes me "pego" lembrando daqueles anos e fico com os olhos cheios de lágrimas... como era bom!!!
Flake, Gi, Renata e Grazi... parabéns pelo dia de hoje e muito sucesso!!!
Bom, algumas semanas atrás conversando com a Gi, minha amiga Nutricionista super competente, pedi que ela fizesse uns posts para o blog sobre Nutrição, saúde e etc. E, coincidência ou não, recebi o 1º post hoje, então nada melhor do que inaugurar a coluna de Nutrição da Gi no Dia da Nutricionista.


Dicas de Nutrição com Giselle França


Esses últimos dias o que mais temos ouvido nos jornais é que a umidade relativa do ar vem caindo.
Nas regiões sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar pode chegar a 20%. Essa baixa umidade, ou tempo seco são de tirar o fôlego, literalmente. Os problemas para o sistema respiratório são vários: pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%. Quando a umidade cai, os índices de poluição consequentemente, aumentam, o que piora ainda mais os problemas respiratórios.
Mas, para fugir desse problema e garantir que a saúde fique 100%, basta seguir alguns cuidados que deixam seu corpo livre dessas reações chatas, como: sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados que são comuns nessas condições climáticas e são os primeiros sinais para a desidratação.
Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo.
Que a água é a melhor das bebidas, isso não se discute. Ela é constituinte do nosso organismo, cerca de 60% do nosso corpo é água. E para ele a água é o melhor hidratante. Entre as funções da água está o transporte de substâncias através do sangue, a eliminação de resíduos, substâncias que não são mais utilizadas etc.
Os sucos além de hidratar, possuem nutrientes que podem melhorar ou manter o estado nutricional. Porém, algumas pessoas devem consumi-los com moderação, como diabéticos e quem faz restrição hídrica, para isso, consulte seu médico ou nutricionista.
Para ajudar nestes dias tão secos, seguem algumas dicas de sucos saborosos e ricos em nutrientes:
Suco de melancia é diurético, pouco calórico e muito nutritivo. A melancia ainda contém 90% de água.
Suco de abacaxi com hortelã contém alto teor de potássio, que ajuda no combate a retenção hídrica e como o hortelã é uma erva calmante, diminui a ansiedade.
Suco de laranja é importante pois fortalece as defesas naturais do organismo, oferece bons resultados contra infecções, combate dor de cabeça, doenças das vias respiratórias e o stress mental, além de fortalecer os vasos sangüíneos e auxiliar na absorção do ferro.
Algumas receitas:
Suco de Couve com Limão:

A couve é muito rica em cálcio, ferro e fósforo, que são minerais importantes para os ossos, dente e sangue. Suas folhas possuem vitaminas A, B e C, que auxiliam na boa visão, ajudam na saúde da pele, no tratamento de doenças digestivas e controlam o sistema nervoso. Os seus efeitos benéficos ficam mais evidentes se a couve for consumida crua. Uma forma bem saborosa de consumir este alimento tão nutritivo é através do suco de couve. Sua composição refresca e produz efeitos benéficos e surpreendentes. Experimente!
Ingredientes
  • 5 folhas de couve
  • 2 limões
  • 1 litro de água
  • Açúcar a gosto
Modo de Preparo:
  1. Passe tudo na centrífuga
Importante: Tomar o suco assim que ficar pronto, para não perder as suas propriedades nutritivas.

Suco Desintoxicante:
Os radicais livres são substâncias formadas na respiração celular e que causam danos tecidual e provocam o envelhecimento precoce. Os alimentos antioxidantes, minimizam os efeitos desses radicais livres e funcionam como protetores da célula. Neste suco, podemos encontrar vários nutrientes que funcionam como protetores e retardam o envelhecimento, além de hidratar, é claro!
Ingredientes:
  • 2 maçãs
  • 3 folhas de couve
  • 1 inhame
  • 1 pepino
  • 1 cenoura
  • 1 folha de hortelã ou 1 folha de capim-limão
  • 1 coler (sopa) de linhaça ou semente de girassol
Agora é só misturar tudo numa centrífuga e pronto! Está pronto o seu suco antioxidante!
Esta receita rende 1 litro de suco.
Por Giselle França
Nutricionista e Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental - UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário